Manchas Escuras na Pele

doencas cronicas

Como Tratar as Manchas Escuras na Pele?

Manchas Escuras na Pele

Se você notar o aparecimento de manchas escuras na pele ou acastanhadas na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz, lábio superior ou nas têmporas, até lateral dos braços e colo, você deve ficar alerta.

Essas manchas escuras na pele, são chamadas de Melasma. Geralmente são simétricas e têm formatos irregulares e bem definidos.

Muitos especialistas atribuem seu aparecimento devido ao uso de contraceptivos. Porém, embora estes contribuam, elas são decorrentes de uma condição metabólica cada vez mais comum: o excesso de insulina. 

Antes apareciam durante a gravidez, persistindo por no máximo 3 meses no período pós parto. Elas sumiam quando a insulina, normalmente mais elevada na gravidez, reduzia graças à gradual redução hormonal.

A insulina é um hormônio que estimula a multiplicação celular necessária para a formação e desenvolvimento do bebê. Mas, no adulto, quando excessiva, ela contribui para a multiplicação indevida de muitos tipos de células. 

A Influência do Melasma na Pele

O melasma ocorre pelo aumento do número de melanócitos. Se há predisposição genética, naturalmente, ele ocorrerá mais precocemente.

Entretanto, hoje, mesmo com nenhum sinal de manchas nos antepassados, as pessoas estão com os rostos cada vez mais pigmentados. As peles morenas mancham mais que as claras, e já podemos ver pessoas muitos claras com uma nuvem amarronzada no rosto ou na testa. 

Se isso está ocorrendo com você fique atenta, porque esse aumento de insulina vem acompanhado de outras alterações metabólicas. Entre eles estão:

– Aumento de colesterol;
– Elevação da glicose sanguínea;
– Aumento nos processos inflamatórios ocultos.

Essas alterações são sinais de que seu organismo está sujeito ao diabetes, doença cardiovascular entre outras doenças que vem crescendo na sociedade.

Como Resolver?

A mudança de dieta, retirando os refinados – pães e massas feitas de trigo refinado, amidos como o polvilho, fécula, amido de milho – e mesmo reduzindo os carboidratos, mesmo integrais, além de deixar sua pele mais bonita, reduzirá a probabilidade de adoecimento. 

São hábitos que parecem difíceis de se adaptar, mas que atualmente devem ser priorizados. Além de melhorar a cor e textura da sua pele, você estará prevenindo-se de outras doenças crônicas, tais como obesidade e diabetes.

Faça a experiência e ganhe em beleza!

Com certeza , você levará de brinde, mais disposição, leveza  e alegria no viver!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui