Médicos de hoje são os mesmos da Grécia Antiga?

como mudar os habitos alimentares da familia

Sobre médicos de escravos e médicos de homens livres

No livro Leis de Platão, fala-se de dois tipos de médicos:
O médico dos livres e o médico dos escravos.

médicos

O médico dos escravos era treinado para desempenhar o ofício de modo a devolver logo os escravos ao trabalho e não transtornar seus donos. Ele desenvolvia uma “techne” baseada na cirurgia, procedimentos e medicalização.

Ele prescrevia suas receitas, quase impostas, passando rapidamente de um caso de doença a outro. Não dava atenção e muito menos tentava entender o real motivo do problema estar acontecendo.

Já o médico dos livres, levantava provas e evidências sobre situação de vida atual do indivíduo, investigava as possíveis causas do adoecimento, ouvia o relato das impressões do paciente sobre sua doença e aprendia com ele.

Ele indagava os amigos e familiares sobre os hábitos e comportamentos do doente.

O médico comunicava ao paciente suas impressões sobre a doença com explicações de fisiologia. Além disso, baseava-se na cosmologia, fazendo ligações de acordo com o clima, os ventos e a dieta praticada.

Por fim, persuadia o doente a eliminar os fatores externos causadores do distúrbio. Porque deste modo, ao praticar algumas regras, como resultado, o próprio corpo do paciente iria recuperar a saúde.

O Médico dos Livres e a Filosofia

O médico dos Livres só intervinha caso o organismo não estivesse em condições de reagir sozinho com dieta adequada à fase da doença. Acrescentava banhos e procedimentos suaves de modo a não agredir mais esse organismo em luta para voltar ao equilíbrio.

Platão brinca que se um médico dos escravos visse o outro atuando diria: “Você está fazendo uma conferência e não curando seu paciente”.

A base da medicina preconizada aos livres era fundamentada na moderação quanto aos hábitos e no controle das emoções e exercícios que, descontrolados, podem adoecer o corpo e a “alma”, gerando desequilíbrios familiares e sociais.

Com esse procedimento a medicina passou a ser considerada o esteio prático destinado a um fim ético, e, com isso, tornou-se a inspiração e prática que fundamentou toda a filosofia do mundo grego.

A medicina consistia num importante paradigma orientador e estruturante da organização política e social do mundo grego.

O Verdadeiro Papel do Médico

Atualmente, o consumismo de procedimentos médicos em lugar da busca pela verdadeira cura e da educação para a saúde têm contribuído para o adoecimento do corpo e da alma em nossa sociedade.  

A medicina pode e deve ser uma orientadora para as reflexões que devemos fazer sobre nosso estilo de vida. Acima de tudo, quando o corpo sinaliza por meio dos sintomas e sinais de doença, que algo não vai bem em nossa vida.

Obesidade, diabetes, alto colesterol e reumatismo, são apenas algumas das enfermidades que o mundo moderno trouxe para nossas vidas. É aqui que entra o papel da medicina e de seus profissionais da área.

Muitos médicos não levam em consideração o histórico de vida de seus pacientes. Simplesmente ignoram esses fatos e fazem o trabalho do médico de escravos da Grécia antiga. Receitam remédios e mascaram a dor por um longo tempo.

A medicina está diferente. Evoluiu e conseguiu grandes vitórias para nosso mundo moderno.

Por outro lado, muitos profissionais da área não evoluíram com suas técnicas, ou apenas fecham os olhos para os verdadeiros problemas de seus pacientes.

Conheça o Instituto Aleema e Sua Metodologia no Tratamento de Doenças Crônicas 

Utilizando a metodologia do médico dos homens livres, o Instituto Aleema está fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas. O Instituto prima pela história do paciente, pesquisando a fundo seus hábitos e detectando a origem dos seus problemas de saúde.

O Programa Saúde Eficaz é o melhor meio de iniciar a sua jornada rumo a uma vida com qualidade e livre de medicações farmacêuticas. Não desejamos mascarar a sua dor, por este motivo o programa possui um passo a passo para uma total mudança de hábitos.

Dentro do programa você não irá se sentir sozinho. Com base no método Díaita da medicina do autocuidado, você vai aprender que é possível equilibrar suas emoções para ter uma vida sem dor e com disposição.

Se você deseja uma mudança de hábitos e uma melhora na sua qualidade de vida, conte com nossa equipe. Através do Programa Saúde Eficaz, você vai recuperar sua energia e vontade de viver.

Clique no botão abaixo para responder um formulário. Iremos avaliar suas respostas e entraremos em contato com você para passar todas as informações sobre o programa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui