Bem vindo ao nosso projeto de proteção ao meio ambiente
VOCÊ ESTÁ CONVIDADO
A participar desta reunião e vivência de reflexão sobre os córregos de nossa cidade.
No dia 03/06, vamos conversar sobre:
-
O que pensamos a respeito de nossos córregos?
-
O que os córregos representam?
-
Qual é a importância deles na qualidade de vida?
MEMÓRIAS, OLHARES, CONDIÇÃO ATUAL, POSSIBILIDADES...
Sobre o córrego atrás de minha casa um amigo me relatou um dia:
- Quando eu era criança a gente tomava banho e bebia a água desse córrego que passa aí no seu quintal.
- Tinha um poço que a gente chamava de lago azul que a gente tomava banho e pescava. Tinha uma nascente perto do trilho que chamávamos de sossec. A água era transparente como a de Bonito, mas não era calcárea. Quando faltava água no bairro nós íamos buscar água ali p beber e as vezes íamos bem cedo lá para escovar os dentes.
Quantas histórias e possibilidades guardam nossos córregos...
Vamos juntos pensar: O córrego de nosso bairro...?
No QR-code você encontra o grupo mais próximo de sua casa.
Ah! E venha preparado para uma atividade em área externa
JUSTIFICATIVA
A ocupação territorial que nasceu em torno dos cursos d’água, expande-se progressivamente com o crescimento urbano afetando diversos recursos hídricos, suprimindo a mata ciliar, prejudicando o equilíbrio da fauna e flora e sobrecarrega os leitos dos córregos com resíduos sólidos. Esse conjunto de ações contribuem e determinam vários problemas de ordem ambiental, social e econômico, de grandes proporções como os recentes eventos catastróficos em diversos locais do Brasil e do mundo.
Os impactos das atividades humanas no ambiente se dão por meio da poluição atmosférica, sonora e visual, com o que convivemos quase sem nos darmos conta, e mais diretamente pelo desmatamento das mata ciliar pela invasão imobiliária, pelo desmatamento de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção, introdução de espécies exóticas como a Leucena que impedem o crescimento da flora local, deposição de resíduos sólidos e carcaças de animais, congestão das caixas de drenagem com resíduos sólidos, entre outros tipos de danos que levam ao assoreamento, empobrecimento e degradação do solo e perda do corpos hídricos e da possibilidade de manutenção do ecossistema local.
Todos os problemas decorrentes da ação do homem causadas pela exploração indevida, na maior parte das vezes são consequentes à falta de conhecimento sobre efeitos negativos dessas atitudes e da importância das medidas de proteção ambiental por meio da utilização da e das técnicas de exploração sustentável e, com orientação e investimentos do setor público.
Compreendemos que além do cercamento e a sinalização das Áreas de Preservação Permanente (APP) dos córregos do município, medidas importantes desenvolvidas pela Prefeitura de Campo Grande, é preciso investir na participação da sociedade nas estratégias de recuperação ambiental, por intermédio de projeto de capacitação dos núcleos comunitários visando a preservação da condição destes locais e criação de áreas de lazer e convívio consciente em torno do córregos na área urbana.
Proposta de ação e metodologia
É neste sentido que o Instituto Aleema Saúde e Consciência em parceria com a Associação Entre Nós de Psicodrama vem desenvolver a ação – O córrego de nosso bairro.... Nosso objetivo é, aproveitando a Semana do Meio Ambiente Mundial, promover a conscientização da população sobre a importância do reconhecimento dos córregos existentes no perímetro urbano de Campo Grande, da sua participação enquanto sociedade na preservação e no planejamento dos usos permitidos por lei das áreas naturais, de forma a proporcionar maior qualidade de vida à sociedade.
A iniciativa deste projeto decorre da noção de que todos os indivíduos e todas as instituições e empresas sociais, educativas e atuantes na sociedade têm sua responsabilidade na conscientização e na difusão de saberes e práticas que reduzam a ação antropogênica predatória e visem assegurar o futuro saudável e equilibrado do ambiente em que vivemos.