Como Cuidar da Saúde da Família?

A Saúde da Família vai muito além de ter uma rotina em casa com hábitos saudáveis. Muitas mães e pais questionam-se sobre como devem tratar da saúde no meio familiar, se estão fazendo o certo e o que poderiam fazer para melhorar ainda mais.

Devemos ter em mente que a Saúde da Família vai desde a atividade física, passando pela alimentação, chegando na prevenção de doenças crônicas, tais como diabetes, obesidade, hipertensão, câncer, entre outras.

Muitas famílias se preocupam com a alimentação e com as atividades físicas, entretanto esquecem das Doenças Crônicas. Você sabia que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por 63% de mortes no mundo?

Um número realmente alarmante, ainda mais quando os dados mostram que apenas no Brasil esse número aumenta para 74% das mortes. Por este motivo, a saúde da família deve estar alinhada, para que tudo fique em sintonia e com uma ótima qualidade de vida.

O que são Doenças Crônicas Não Transmissíveis?

saúde da família

Quando falamos em Saúde da Família logo ligamos as palavras para “Doenças”. Ninguém deseja ver seus entes queridos doentes, por este motivo é importante explicar sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

As DCNT, são doenças que cometem o paciente de forma lenta e que possuem uma progressão de longa duração. Normalmente, levamos ela para o resto de nossas vidas e elas podem ser silenciosas ou sintomáticas.

Elas acabam comprometendo a qualidade de vida de qualquer pessoa e por isso representam riscos para quem as possui. Existem algumas DCNT mais comuns:

  • Doenças Respiratórias Crônicas: Bronquite, asma, DPO e rinite.
  • Doenças Cardiovasculares.
  • Hipertensão.
  • Câncer.
  • Doenças Metabólicas: Obesidade, diabetes e dislipidemia.

Cuidar da Saúde da Família é essencial para que haja o controle das pessoas que já possuem alguma DCNT, ou para evitá-las completamente.

Mas, quais são as causas das DCNT?

É exatamente nesse ponto que cuidar da Saúde da Família fará a diferença na vida dos integrantes da mesma. Devemos entender que as Doenças Crônicas não possuem uma única causa, elas acontecem por múltiplos fatores relacionados.

Conheça alguns fatores:

  • Comorbidades: Simultaneidade de outras doenças.
  • Doença Genética: Formada por alterações no DNA.
  • Obesidade: Má educação alimentar.
  • Doença Congênita: Promovida com o nascimento.

Apesar dos fatores de risco serem considerados em conjunto para se ter um entendimento da DCNT, bem como encontrar a forma de tratamento, devemos correlacioná-las com os hábitos de vida do indivíduo, pois dessa forma veremos o que influenciou o seu aparecimento.

Saúde da Família: Como Prevenir e Controlar as DCNT?

A Saúde da Família é um trabalho realizado em conjunto. Todos os integrantes da família devem participar e se empenhar para que tudo funcione. Não vamos mentir, quem já pratica bons hábitos não terão problemas para ir mais além.

Porém, para quem deseja aplicar uma mudança nos hábitos familiares onde nunca fizeram algo parecido, será mais complicado, entretanto não é impossível. A Saúde da Família depende das mudanças nos hábitos, tanto para a prevenção, como para o controle das DCNT.

O estilo de vida saudável é o primeiro passo para a melhora da Saúde da Família. Aplicando o estilo de vida saudável, a expectativa, bem como a qualidade de vida dos integrantes da família sofrem uma grande melhora.

Conheça alguns hábitos saudáveis:

  • Reservar um horário para realizar atividades prazerosas e relaxantes.
  • Não fumar.
  • Alimentação saudável e equilibrada: Rica em cereais, vegetais e frutas. Reduzir ao máximo o consumo de alimentos industrializados, bem como sódio e açúcar.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Realizar atividades físicas regulares, podem ser programadas como academia, natação, ou não programadas, como caminhadas ou andar de bicicleta.

Conheça o Programa Saúde Eficaz.

Para quem deseja encarar a mudança de hábitos e melhorar de fato a Saúde da Família, bem como para quem já possui hábitos saudáveis, porém quer aprimorar e levar o conhecimento para sua família, o programa Saúde Eficaz foi desenvolvido para você.

A Dra. Nazira Scaffi possui mais de 30 anos de experiência na área médica. Ela é Mestre em Saúde Coletiva pela UFMS (2003), e é a idealizadora do Instituto Aleema. O Saúde Eficaz é um programa especialmente dedicado para prevenção e restabelecimento da Saúde.

A Dra. Nazira pensa que sozinho é muito difícil uma pessoa adquirir uma mudança de hábitos, entretanto através de uma comunidade a mudança se torna muito mais fácil, prazerosa, além de cativante.

Para pessoas que desejam ir além de uma saúde protegida, mas para aqueles que desejam conquistar um corpo com muito mais vigor e energia, com uma reeducação alimentar, aprendendo a emagrecer sem engordar novamente.

Com o programa Saúde Eficaz, você vai conseguir equilibrar seu metabolismo, blindando o seu corpo para as Doenças Crônicas não transmissíveis.

Com o programa da Dra. Nazira, vou melhorar a saúde da família?

Sim, a saúde da sua família vai sofrer uma transformação. A Dra. Nazira acredita que a educação em comunidade consegue passar muito mais conhecimento para os integrantes do programa.

Isso acontece, pois cada integrante compartilha suas dificuldades e conquistas com o grupo. Ao fazer isso, todos sentem-se motivados e conseguem seguir o cronograma juntos e focados no objetivo: Prevenção e Restabelecimento da Saúde.

Clique no botão abaixo para ser redirecionado para a página do Programa Saúde Eficaz.

Dentro da página, você irá conhecer toda a metodologia que a Dra. Nazira utiliza dentro do seu programa, podendo visualizar depoimentos de alunos reais que já realizaram o Programa e hoje possuem uma vida equilibrada e transformada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui